Skip to main content
algodão

A produção de algodão no Brasil

Mercado

CONFIRA OS DETALHES DA PRODUÇÃO DE ALGODÃO NO BRASIL E FIQUE POR DENTRO DA COTONICULTURA NACIONAL

O Brasil é o quarto maior produtor de algodão do mundo, atrás somente da Índia, da China e dos Estados Unidos. Porém, o que destaca nosso país no cenário mundial da fibra é a responsabilidade, a sustentabilidade e a produtividade.

agricultura do algodão no Brasil é avançada tecnologicamente e 75% da produção possui certificação de origem, comprovando que o cultivo foi realizado com responsabilidade, seguindo normas e padrões de respeito ao meio ambiente, ao trabalhador e à saúde financeira do setor.

O que nos faz referência mundial nos quesitos produtividade e sustentabilidade é o fato da nossa lavoura ser majoritariamente de algodão sem irrigação. Mais de 90% das nossas plantações usam somente água da chuva em seu manejo hídrico, economizando recursos naturais e diminuindo impactos ambientais.

Setor unido e responsável

Esse sucesso do algodão em nosso país se deve à organização e ao comprometimento do agricultor brasileiro, que além de responsável e competente, se organiza e se une em prol da cotonicultura nacional.

Um exemplo disso é a Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão), que promove ações reais e palpáveis para o setor. Em 2012, a associação lançou o programa Algodão Responsável Brasileiro, com o objetivo de trazer consciência à cadeia produtiva, tomando como base três pilares: ambiental, social e econômico. Isso fez com que o setor se tornasse mais confiável, atraindo investimentos e credibilidade.

Detalhes das últimas safras

algodão em caroço é o produto maduro com suas fibras ainda presas, após o beneficiamento, é obtido o algodão em pluma, o qual é contabilizado para as estatísticas de produção. Depois de beneficiado, o algodão chega à fiação para ser transformado em fios e, a partir daí, se torna matéria-prima industrial.

Na safra 2021/2022, o Brasil já está com a colheita e o beneficiamento finalizados no Brasil, e o os números apontam uma melhora para o setor, com uma produção de 2,71 milhões de toneladas. A safra 2019/2020 contou com o recorde histórico de 3 milhões de toneladas, porém a safra 2020/2021 sofreu uma forte queda de produção, colhendo 2,35 milhões de toneladas.

Safras brasileiras de algodão em pluma:

2017/2018 - 2 milhões de toneladas

2018/2019 - 2,70 milhões de toneladas

2019/2020 - 3 milhões de toneladas

2020/2021 - 2,35 milhões de toneladas

2021/2022 - 2,71 milhões de toneladas

Fonte: Conab (Companhia Nacional de Abastecimento)

Panorama da produção nacional

Até meados de 1996, o estado líder brasileiro no cultivo de algodão era o Paraná, mas, em 1999, a produção do Mato Grosso assumiu a liderança e hoje o estado é de longe o maior produtor nacional da fibra, seguido pela Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Maranhão e Minas Gerais.

Ranking da produção brasileira de algodão (2021-2021)

Mato Grosso - 1.900 mil toneladas

Bahia - 551,2 mil toneladas

Goiás - 54 mil toneladas

Mato Grosso do Sul - 49 mil toneladas

Maranhão - 47 mil toneladas

Minas Gerais - 44 mil toneladas

Fonte: Conab (Companhia Nacional de Abastecimento)

Municípios produtores

Sapezal, no Mato Grosso, é a cidade com maior produção de algodão em todo o Brasil. Em 2020, o município colheu 990 mil toneladas de algodão, contabilizando 2,32 bilhões de reais com a venda da fibra. Sapezal conta com mais de 25 mil habitantes e está situada a 477 km da capital Cuiabá.

Outra referência da cotonicultura brasileira é a cidade baiana de São Desidério, que chegou a ser líder da produção nacional e em 2020 colheu 543 mil toneladas de algodão com valor de 1,64 bilhão de reais.

Cenário mundial

O Brasil é o quarto maior produtor de algodão do mundo, crescendo e se aproximando cada vez mais da produção dos Estados Unidos. Os grandes gigantes mundiais são a China e a Índia, que contabilizam produções muito maiores do que a brasileira e a norte-americana.

Ranking da produção mundial de algodão (2021-2022)

Índia - 6,1 milhões de toneladas

China - 5,7 milhões de toneladas

Estados Unidos - 3,8 milhões de toneladas

Brasil - 2,7 milhões de toneladas

Paquistão - 0,98 milhão de toneladas

Uzbequistão - 0,94 milhão de toneladas

Fonte: ICAC

Importações

Em 2021, o Brasil exportou 3,4 bilhões de dólares de algodão, o que colocou a fibra em 4º lugar no ranking das exportações de produtos agrícolas. A grande líder da temporada foi a soja, com valor de venda bastante elevado, sendo seguida pelo café e pelo milho.

Ranking das exportações de produtos agrícolas (2021)

1º - Soja 38,6 bilhões de dólares

2º - Café 5,8 bilhões de dólares

3º - Milho 4,2 bilhões de dólares

4º - Algodão 3,4 bilhões de dólares

5º - Trigo 1,6 bilhão de dólares

Fonte: ComexStat

Os maiores compradores do algodão brasileiro são asiáticos, liderados pela China que compra quase um terço da fibra exportada, seguida do Vietnã. Dos nossos principais clientes, o único que não se encontra na Ásia é a Turquia, localizada na Europa.

Compradores do algodão brasileiro em porcentagem (2021):

China 29%

Vietnã 17%

Turquia 14%

Bangladesh 13%

Paquistão 9,3%

Indonésia 8,8%

Fonte: ComexStat

Agrichem admira o agricultor brasileiro de algodão e quer estar ao seu lado, oferecendo soluções de produtividade e rentabilidade. Acompanhe nosso Blog e fique por dentro das novidades do cenário agro nacional.