
As principais vantagens da colheita mecanizada
Mercado
FIQUE POR DENTRO DOS BENEFÍCIOS DA COLHEITA MECANIZADA PARA A PRODUTIVIDADE DA SUA LAVOURA
Quando pensamos no agronegócio, toda a dedicação está direciona para uma boa colheita, e se no final de todo o cultivo, ela não for realizada com cuidado, afetará diretamente a produtividade do agricultor.
A agricultura brasileira, durante muitos anos, teve como principal mão de obra o trabalho humano. De uns anos para cá, cada vez mais a colheita tem se tornado mecanizada através da adoção de novas tecnologias e práticas de manejo inovadoras.
A colheita mecanizada se refere à operação de retirada dos produtos agrícolas do campo através do uso de máquinas colhedoras. O objetivo dessa tendência é minimizar o uso da mão de obra humana e favorecer a velocidade e a produtividade da safra.
A colheita manual é a prática mais tradicional empregada em diferentes culturas. Porém, ela vem sendo substituída por equipamentos chamados colhedoras ou colheitadeiras. Assim, o produtor rural consegue fazer a retirada dos produtos em um tempo muito menor, já que as máquinas apresentam uma excelente produtividade. Além disso, reduz o seu custo de produção, aumentando o retorno financeiro com cada safra.
Vantagens da colheita mecanizada
A mecanização agrícola vem revolucionando a maneira com que o homem trabalha no campo. Através dela, as diversas etapas do processo produtivo são facilitadas. Propriedades rurais que contam com o maquinário adequado para a realização de suas atividades ganham em diversos aspectos. Tomando como exemplo a colheita de café, uma economia de até 50% é observada como vantagem da colheita mecanizada frente à colheita manual.
Considerando a grande extensão que as lavouras brasileiras ocupam, seria difícil imaginar como conseguir resultados tão expressivos no agronegócio sem o uso de avançadas técnicas e máquinas agrícolas.
Outros benefícios alcançados pela implementação da colheita mecanizada são:
- Maior eficiência
- Conforto para o trabalhador
- Aumento da qualidade dos produtos
- Mais segurança durante o trabalho
- Menores perdas na produção
- Exploração de áreas maiores
A evolução tecnológica
As operações de colheita mecanizada avançaram muito nos últimos 15 anos. As melhorias foram apoiadas sobre estudos técnicos e científicos que permitiram mudanças expressivas nos sistemas mecânicos das colhedoras.
Além disso, máquinas com eletrônica embarcada, comuns na agricultura de precisão, fornecem informações valiosas em tempo real, auxiliando na eficiência da operação. Dados coletados por drones e satélites são integrados ao maquinário, proporcionando assertividade no processo de colheita.
Implementação da colheita mecanizada
Existem medidas específicas a serem atendidas na implementação da colheita mecanizada. Essas medidas vão depender de cada cultura em que será implementado o sistema. A sistematização da área inclui medidas a serem tomadas que vão possibilitar a mecanização em seu pleno potencial. Dentre as medidas principais, estão:
- Limpeza do talhão (remoção de tocos e pedras)
- Planejamento de áreas de manobra
- Carreadores
-Espaçamento de plantio
-Sentido de plantio
-Nivelamento do solo
Para uma colheita realizada totalmente de forma mecanizada, o relevo do local deve atender a um limite de inclinação de operação das colhedoras, que varia para cada caso, de acordo com diferentes culturas e máquinas. Para a cana-de-açúcar, por exemplo, o limite de inclinação do terreno para operação das colhedoras varia em média entre 8 e 19% de inclinação, de acordo com os aspectos de projeto das colhedoras.
Em prazo adequado antes da colheita, será necessário assegurar o bom funcionamento de todos os sistemas da colhedora, garantidos por uma boa revisão.
Perspectivas futuras
A colheita é a fase pela qual o produtor mais espera, mas ela não é a única. Para uma lavoura ser produtiva, é preciso um manejo adequado antes mesmo do plantio, iniciando pelo preparo do solo.
A migração para mecanização está ocorrendo de maneira mais lenta nas regiões Norte e Nordeste devido a lavouras com declive mais acentuado e mão de obra mais disponível. A colheita manual representa, ainda, 83,5% de média do total da área colhida nessas regiões, de acordo com dados da Conab.
Apesar da colheita mecanizada ser vantajosa, por apresentar mais rapidez, ela também tem seus pontos negativos e um deles é a perda. É possível ter um bom rendimento em sua área, desde que você conduza de forma correta, precisa e com as técnicas adequadas.
A mecanização na colheita é um caminho sem volta e avança a largos passos. As máquinas colhedoras estão cada vez mais eficientes e modernas, elevando a produtividade. A tecnologia embarcada vem favorecendo a agricultura de precisão com os dados coletados.
Aliando o potencial das máquinas com profissionais capacitados, os resultados da colheita mecanizada serão cada vez mais positivos.
A Agrichem está ao lado do produtor rural, oferecendo novas perspectivas de rentabilidade e produtividade, a fim de caminhar ao lado do agricultor, auxiliando em tudo que ele precisa. Acompanhe nosso Blog e fique por dentro das nossas novidades.